Nisa

Nisa
Junho 24, 2020 06:37 AM
As Denúncias de intimidação e de condicionamento da liberdade de filiação sindical a trabalhadores da Câmara Municipal de Nisa, foi respondido. Encontra-se disponível para consulta por na Atividade Parlamentar ou no site do Parlamento.
 
A resposta não é uma vitória, mas é uma pressão acrescida, para saberem que o Bloco de Esquerda de Esquerda se mantêm atento á situação em Nisa. E que tudo fará para denunciar a situação de assédio aos trabalhadores, levado a cabo pela presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade.
Nisa
Fevereiro 1, 2020 11:41 PM

A oposição denuncia viciação das Atas das reuniões do executivo por parte da Presidente Maria Idalina Alves com clara violação da Lei.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda endereçou uma pergunta ao governo sobre a situação na Câmara Municipal de Nisa e obteve uma não resposta!

O Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda de Portalegre convidou a Federação do Partido Socialista do Distrito para uma reunião afim de se abordar a grave situação e este convite ficou sem resposta.

.

Nisa
Dezembro 11, 2019 12:06 PM

Os deputados do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso, José Moura Soeiro e Isabel Pires dirigiram a seguinte pergunta, ao governo, respectivamente aos Ministério do Estado e Finanças e Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública:

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Segundo denúncias chegadas ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda estarão a verificarse situações de alegado assédio moral a funcionários da Câmara Municipal de Nisa.

No quadro das situações descritas encontra-se:

• Mudança de local de trabalho e dos respetivos pertences pessoais sem aviso prévio ao trabalhador e sem que lhes seja dada uma explicação a posteriori;

• Clima de perseguição e intimidação;

• Ameaças e tentativas de condicionar a filiação sindical em sindicatos afetos à CGTP;

• Condicionamentos à liberdade sindical dentro e fora do local de trabalho;

• Impedimento aos delegados sindicais de contactarem trabalhadores e vice-versa.

 Na sequência deste ambiente hostil os trabalhadores têm solicitado transferência de local de trabalho, pedidos de reforma e exoneração e vindo a sofrer impactos na sua saúde física e mental. Tendo em conta que as situações supra descritas consubstanciam violações de direitos laborais e fundamentais dos trabalhadores, designadamente do direito à livre filiação sindical importa apurar os factos e uma intervenção eficaz das entidades competentes com vista à reposição da legalidade.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, as seguintes perguntas:

1. O Governo tem conhecimento desta situação?

2. Foram realizadas ações inspetivas por parte das entidades competentes com vista a apurar

esta situação? Quais foram os resultados dessas ações inspetivas?

3. Que medidas pretende tomar junto da Camara Municipal de Nisa com vista a garantir o cumprimento dos direitos laborais destes trabalhadores?

Pergunta aos dois ministerios

https://www.parlamento.pt/…/DetalhePerguntaRequerimento.asp…

https://www.parlamento.pt/…/DetalhePerguntaRequerimento.asp…

 

Nisa
Novembro 29, 2019 04:07 PM
Tendo o Bloco de Esquerda tomado conhecimento de que o Assédio Moral e Laboral levado a cabo pela Sra. Presidente da Câmara Municipal de Nisa Maria Idalina Alves se agrava de dia para dia. Os trabalhadores são humilhados e maltratados ao ponto de muitos deles se encontrarem com graves problemas psicológicos. Outros terem pedido transferência, e até pedido exoneração.
Os funcionários chegam ao lugar habitual de trabalho e tudo foi mudado, ficam aguardar horas, até que lhes seja comunicado pela presidente da Câmara o seu novo lugar de trabalho. Normalmente despromovendo-os e humilhando-os.
Caso disso é o recente caso dos trabalhadores da área financeira, técnicos com provas dadas ao longo de muitos anos, mudados de serviço sem o seu conhecimento e contratada uma empresa prestadora de serviços para os substituir.
Vários são os exemplos de despotismo praticados pela Sra. Presidente Maria Idalina Alves Trindade, desde os condicionamentos à liberdade sindical dentro e fora do local de trabalho, impedimento de delegados e dirigentes sindicais de contactarem trabalhadores e vice versa até a ameaças e coação sobre trabalhadores que queiram filiarem-se em sindicatos ligados à CGTP.
 
- Basta de despotismos de aprendizes/as de ditadoreszinhos/as!
- Basta de caciquismo local em eleitos nas listas do Partido Socialista nas Câmaras Municipais com tiques de autoritários no Norte Alentejano.
 
Portalegre, 29 de Novembro de 2019
O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda
Nisa
Maio 8, 2019 05:38 PM

 

Precisamos de Protecção Civil, não de alimento prá indústria do armamento, Nisa vai receber os jovens conscritos feita a recruta, para o seu “Juramento de Bandeira”. Seria interessante que a população de Nisa, que certamente vai assistir entre curiosa e entusiasmada, começasse por se interrogar sobre qual a razão de o juramento de bandeira ser feito com a saudação fascista num país em que a ditadura fascista foi derrubada por jovens iguais a estes para não irem mais alimentar a carnificina da guerra colonial...

 

 

Opinião

Uma população envelhecida, com baixos rendimentos, reformas de miséria 260,00€, 300,00€.  Os cerca de 100 lares de idosos são a prova desta realidade. Mas, quantos idosos, existem a viver nas suas casas no isolamento das aldeias, vilas e até cidades?

É necessário alicerçar uma estratégia para o Interior em quatro alicerces: Democratização e Transparência nas Autarquias; Investigação científica ligada ao Ensino; o Desenvolvimento Económico ligado a criação polos endógenos e a Regionalização.

Jornal do bloco maio2017