Share |

Resgatar a verdade e o futuro

Caros ouvintes, muito aconteceu desde a minha última crónica. Das demissões, às omissões, gafes e mentiras do governo; ao irrevogável Paulo Portas que depois de provocar uma crise política para se promover, transformou uma prometida reforma de estado em mais um ataque aos contribuintes, em especial, aos funcionários públicos e reformados. Conseguiu inclusive, criar um vergonhoso imposto aos defuntos. Pelo meio ficam os ataques à Constituição e as trapalhadas de Machete entre outras, como o despedimento sem aviso do Sr. Embaixador do Impulso Jovem e ultra - empreendedor Miguel Gonçalves, que queria convencer todos e todas no programa “Prós e contras” que se podia ganhar 100€ a vender pipocas e que o que era preciso era “partir pedra e bater punho”. Não há qualquer dúvida do desnorte e de que temos um país à deriva…

O segundo resgate vem a caminho! A dívida nestes moldes é impagável, não houve honestidade do governo, da troika e nem de Cavaco Silva para admitirem esta mentira. Mas ao falar de derrotas, temos de admitir que os derrotados, foram mais uma vez os contribuintes, quando viram mais uma vez os dinheiros públicos esbanjados escandalosamente em campanhas eleitorais megalómanas de forma escandalosa, enquanto os mesmos de sempre são asfixiados.

O Orçamento de Estado e a recusa de Cavaco Silva de salvaguardar a Constituição que jurou defender, são neste momento os assuntos do dia a nível nacional. Mas por cá, a bomba saiu e anunciou o fecho da Escola da GNR em Portalegre. Pode parecer que não, mas é precisamente a falta de investimento para Portalegre nos anteriores Orçamentos que ditaram mais esta tragédia. Todos se acomodaram e alguns até elogiavam o facto de sermos “poupadinhos”, mas é precisamente por que cerca de 9 milhões não vieram para Portalegre, mas sim para a Figueira da Foz! É por isso que Portalegre perde esta importante unidade que para o tecido económico da cidade, representa 6% do PIB. E agora? Onde estão os responsáveis? Que resposta vamos dar? Um cordão humano é apenas simbólico, não resolve nada. Por que razão Cristóvão Crespo, eleito por este distrito nada diz e o secretário-geral do PSD, Matos Rosa parece que se esqueceu da sua terra? O povo ainda não percebeu o valor das verdadeiras escolhas!

Temos para o final de ano, o pior dos cenários: Um Orçamento de Estado com mais terrorismo social que vai destruir ainda mais a economia; a Dívida pública de Portugal sobe para 131,3% do PIB – Estamos cada vez mais endividados! Afinal que ajustamento é este? Para Portalegre temos o mesmo de sempre com uma transferência orçamental mais reduzida para a endividada Câmara Municipal e temos também o ataque à Escola da GNR. O que falta mais? Nem me atrevo a dizer…

No próximo dia 26 o país vai manifestar-se, mas o interior não se manifesta, não admira que o litoral leve as Escolas, as pessoas e os serviços… E Portalegre? Para quando a consciência de que é preciso resgatar a verdade e o futuro?