Share |

PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

O Bloco de Esquerda tem criticado a política da gestão da água por privados, apontando os casos de Elvas e de Campo Maior, como preocupações nesta área no distrito de Portalegre.

Para os candidatos do BE, a água é um direito fundamental e para ga­rantir o seu acesso universal, a gestão da água tem de ser pública e não de acordo com os interesses de privados.

Esse bem essencial que é a água é um bem coletivo e tem de ter uma gestão pública em nome das pessoas, em nome da racionalidade do seu uso, mas também em nome do direito à água.

A privatização da água significa sempre transformar aquilo que é um bem público num negócio para privados, sempre ruinosos para os municípios do ponto de vista das contas públicas.

O Bloco de Esquerda foi pioneiro na exi­gência de modelos de democracia direta nas autarquias, como o Orçamento Par­ticipativo, e defendemos que se devem realizar Referendos Locais envolvendo as populações em todas as grandes de­cisões, como a extinção ou agregação de freguesias ou se estiver em causa a privatização de serviços municipais ou intermunicipais de água, saneamento e tratamento de resíduos sólidos.

É sem dúvida um tema das eleições autárquicas, mas é um tema da nossa política essencial incontornável” e por isso, desafiamos todos os candidatos às autárquicas que definam a sua posição em relação a este assunto tão importante. Os eleitores têm o direito de saber o que defendem as diferentes candidaturas.

Os candidatos do BE já assumiram a sua oposição contra a privatização da água e estão abertos ao debate de forma a esclarecer a opinião pública.