Share |

OS DONOS ANGOLANOS DE PORTUGAL

Nesta imagem, as participações cruzadas entre grupos económicos portugueses e angolanos.

Apresentação / Lançamento de: “OS DONOS ANGOLANOS DE PORTUGAL”, um livro de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes. Editado pela Editora Bertrand.
O livro será apresentado pelo jornalista Nicolau Santos na terça-feira, 14 Janeiro, pelas 18h, na FNAC Chiado.

"Empresários, diplomatas e até intelectuais, pedem ‘de joelhos’ (e alguns até de forma injustificadamente arrogante!) que os jornais portugueses não toquem nos probleminhas dos dignitários angolanos, como por exemplo, os crónicos e mundialmente falados problemas do general Bento Kangamba. (...) É o que se deveria esperar das “compras” descomunais e estratégicas que vinham sendo, e continuam a ser feitas, pela família presidencial de Angola: tornar um país de democracia avançada na Europa, numa coutada de vassalos de um ‘reinado absolutista africano’".

Marcolino Moco, primeiro-ministro angolano entre 1992 e 1996.
Outubro de 2013

Os Donos Angolanos de Portugal é a mais completa abordagem até hoje publicada às formas concretas de poder e influência do capital angolano em Portugal e da importância das relações dos grupos económicos portugueses com a família e o regime de José Eduardo dos Santos.
O livro analisa o processo de acumulação primitiva em Angola e faz o inventário dos grandes articuladores do investimento em Portugal: Isabel dos Santos, Manuel Vicente, António Mosquito, José Leitão, o general Kopelipa. Em cada caso, são apresentados os seus principais parceiros e investimentos.
É ainda contada a história especial do grupo Espírito Santo, dos seus contactos chineses e russos e da sua turbulenta aliança com o regime de José Eduardo dos Santos.

donosangolanos@gmail.com

evento no Facebook