Share |

A manipulação dos números ou da situação financeira do Município de Ponte de Sor?

créditos de foto: Câmara Municipal de Ponte de Sor

A manipulação dos números ou da situação financeira do Município de Ponte de Sor?

 

O Bloco Esquerda preocupa-se com a situação financeira do Município de Ponte de Sor e a estabilidade financeira do mesmo.

 

Durante 4 anos todo o investimento foi canalizado para o aeródromo municipal, o que levou o Município a contrair um empréstimo de curto prazo de 2,800 ( Dois milhões e oitocentos mil euros ), entretanto liquidado, junto da banca para garantir liquidez.

 

No Anuário dos Municípios Portugueses de 2015, o Município de Ponte de Sor está entre os 10 Concelhos com maior passivo exigível e foi o Concelho que mais aumentou o seu passivo exigível, em 73%, entre 2014 e 2015. Em termos de índice de dívida total, Ponte de Sor, está mesmo entre os três primeiros que mais pioraram a dívida total.

 

A situação é tal forma preocupante que a Sociedade Revisores Oficiais de Contas (SROC) no seu relatório de “Recomendações e Conclusões de Auditoria a Situação Financeira do Município”, realça 5 obras de Imobilizado em Curso do Município num valor total de 12 067 529€, que representam 92% de todas as obras em curso pelo Município (não estão incluídas nestas 5 obras jardins ou afins), donde 7 842 221€ (cerca 60%) foram para o Aeródromo.

 

A situação financeira do Município está deteriorar-se, o Bloco Esquerda questiona:

 

Será intenção do Município deteriorar a sua situação financeira para ter de vender os imóveis no Futuro? Vendendo ao preço da chuva para garantir a sua estabilidade Financeira? Será este o Futuro do Aeródromo!?!?

 

Na inauguração da fábrica de drones da Tekever na presença do Sr.º Primeiro-Ministro o executivo afirmou que existiu a criação de cerca de 300 postos de trabalho no aeródromo, 80 % dos quais são de Ponte de Sor.

 

Convidamos assim o Executivo a apresentar dados fiáveis, documentos que comprovem esta afirmação para justificar este desastre nas contas do Município.

 

Concelhia do Bloco de Esquerda de Ponte de Sor