25 de Abril de 1974 / 25 de Abril de 2014
40 ANOS DE DEMOCRACIA E DE LIBERDADE
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal
Exmos. Srs. Vereadores
Exmos. Srs. Deputados Municipais
Minhas Senhoras e meus Senhores
Em nome do Bloco de Esquerda de Ponte de Sor e em meu nome pessoal enquanto deputado desta Assembleia, endereço as minhas cordiais Saudações democráticas a todos os presentes bem como a todo o povo deste concelho.
Estamos aqui para mais uma vez ser prestada a Homenagem a todas e a todos que de uma forma ou de outra, fardados ou à civil, contribuíram para a conquista das Liberdades e da Democracia.
Liberdades e Democracia que hoje mesmo estão ambas em causa, com os ataques aos mais profundos Direitos dos cidadãos: O direito ao trabalho e em condições condignas, direito à Saúde, ao Ensino, à Justiça, a uma pensão e Reforma dignas, etc. etc.
Então Votar em cada vez que há eleições não é democracia? É democracia sim!
O que não é democrático é apropriarem-se das pensões e das reformas para darem aos banqueiros.
O que não é democracia é tirarem-nos serviços públicos e expropriarem-nos a água para a entregarem aos privados, como prepara o actual governo. Em que o principal bem para a Vida seja tido como um negócio para depois ser taxado ao preço dos interesses capitalistas.
O que não é democracia é incutirem-nos uma cultura do medo e da subserviência que também no concelho de Ponte de Sor se sente cada vez mais com um/a partidocracia Unipessoal que a todos governa e a todos coage como se fosse o dono da Terra.
Comemorar Abril este ano, não é apenas comemorar as quatro décadas de vivência em Democracia e em Liberdade.
Comemorar Abril hoje, é também levantar a Voz e dar o Grito de Revolta contra quem de lá do Alto do “seu poder” diariamente espezinha as Liberdades a Democracia e todos os Direitos dos cidadãos.
Comemorar Abril hoje é exigir o fim das politicas de austeridade que empobreceu o País e ameaça eternizar-se por décadas
Comemorar hoje Abril, é exigir aos partidos, em particular os da esquerda, e ao Estado Português para que recusem o Tratado Orçamental Europeu que impõe mais austeridade e empobrecimento aos povos da Europa e em particular aos portugueses.
Comemorar Abril hoje é dar o Grito de Revolta e dizer Basta!
Basta de mentiras e de cinismos! De roubos sobre as reformas e pensões, dos salários dos trabalhadores, das horas de trabalho sem renumeração como as dos trabalhadores dos serviços municipais, etc. etc.
Abril é hoje e será amanhã, hoje e sempre, escrito pelos portugueses como em 1974 a Juventude vai de novo fazer História da Verdade e da Razão contra a falsidade que hoje governa o País!
Viva o 25 de Abril!
O Deputado Municipal pelo Bloco de Esquerda
António Ricardo