Share |

Visita ao Instituto Politécnico de Portalegre

Da parte da tarde, já sem Catarina Martins que, por compromissos em Lisboa (entrevista com Ricardo Araújo Pereira) teve que se ausentar, o BE esteve reunido com o Presidente e o Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, respectivamente, Prof Joaquim Mourato e Prof Albano Silva.

Num ambiente muito descontraído a conversa foi-se alargando aos mais diversos temas não se limitando ao papel inquestionável que o IPP tem no desenvolvimento da região. Evidenciando a sua acção muito para além do ensino e formação, Joaquim Mourato deu nota da próxima abertura do ramal de comboio entre o Entroncamento e Portalegre à sexta feira e ao domingo, para melhorar a mobilidade dos estudantes. Este será um primeiro passo para a reabertura definitiva e regular da linha há alguns anos desactiva e, eventualmente, seu prolongamento até Elvas.

Houve muitos pontos de acordo, nomeadamente, a questão da regionalização que constitui uma das bandeiras do BE.

A indefinição em que se encontra o sistema binário no ensino superior e os cortes orçamentais sem critério foi outro dos assuntos abordados. Todos concordaram que não há ensino superior a mais e que é urgente reforçar a sua presença a nível de todo o distrito.

Marisa Matias agradeceu a disponibilidade e lembrou os vários momentos em que se cruzou, quer no Parlamento Europeu, quer em iniciativas nacionais, com o IPP e seus dirigentes e funcionários.

Portalegre, Setembro de 2015