Share |

Sobre: autarquias

Setembro 10, 2021
Setembro 10, 2021
Junho 30, 2021

    O movimento reivindicativo dos trabalhadores tem ano após ano a diminuir drasticamente no distrito. Os trabalhadores agrícolas há muito que deixaram de lutar, coincidindo com o fim da reforma agrária. Cabendo aos trabalhadores do Estado e das Autarquias, conjuntamente com os setores da Educação e da Saúde e dos CTT a fazerem paralisações e greves nos últimos anos, em defesa dos postos de trabalho e das condições de vida e de trabalho.

Junho 11, 2021

            O candidato presidencial do bloco central PS-PSD-CDS (Neoliberal) ganhou com toda a naturalidade no distrito de Portalegre (55,71%), exceção foi a freguesia de S. Vicente e Ventosa no concelho de Elvas, onde o candidato vencedor foi o Ventura.

           O Candidato presidencial da Extrema direita (Neofascista) André Ventura obteve uma média distrital de 20.04% dos votos, os quatros concelhos onde obteve maior votação foram: Monforte (31,41%), Elvas (28,76%), Alter do Chão (25,25%) e Arronches (24,66%).

           A Candidata presidencial do Bloco de Esquerda Marisa Matias ficou em quinto lugar e teve uma média distrital de 3,13% de votos, os concelhos com maior votação foram: Campo Maior (4,10%), Castelo de Vide (3,97%), Marvão (3,87%) e Arronches (3,85%).

           O candidato presidencial do PCP João Ferreira teve 7,27% e a candidata presidencial independente, Ana Gomes 10,22%.

           Como interpretar esta votação? Que lições tirar para o trabalho imediato e futuro do nosso partido movimento?

           Podemos dizer que foi um voto de protesto, pelo esquecimento a que o Alentejo no particular e o interior no geral foi votado, pelos partidos que nos têm governo e pelos que mesmo sem serem governo, de uma forma ou de outra, tem colaborado ativamente ou então pela inércia, embora fazendo muito barulho, mas depois na prática os resultados são diminutos?

           Forçosamente temos que olhar para trás, para a história dos últimos cem anos, que nos trouxe aqui, entender a realidade de hoje, e depois agir e influenciar. Este olhar é necessariamente demorado, pese embora os variadíssimos estudos e análises que existem sobre o assunto, nunca é demais reavivar, reanalisar e repensar o passado recente, ele leva-nos a entender o presente e para nós marxistas, que lutam pelo ecossocialismo é de fundamental importância.

Abril 30, 2021

O distrito será representado por nove delegadas/os, a sufrágio a realizar no dia 15 de Maio de 2021, apresentam-se 2 listas, Moção E: ENFRENTAR O EMPOBRECIMENTO POLARIZAR À ESQUERDA e Plataforma A: PLATAFORMA DO INTERIOR.

Abril 25, 2021
O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda, saúda e festeja a passagem de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974, saúda os militares que nessa madrugada tiveram a coragem de enfrentar o regime fascista e libertar o país de uma longa ditadura de quase 50 anos, que mantinha amordaçado o povo, obrigando-o a uma vida de miséria, à emigração e à guerra aos povos das ex-colónias.
Junho 1, 2020

 

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Portalegre, reunida a 30/05/2020, analisou a situação do desemprego, empobrecimento e exclusão social no distrito.

1 - A crise de saúde pública, provocada pela pandemia de covid19 veio agravar a situação, já de si bastante difícil para a maioria da população do distrito. População envelhecida e com fracos recursos, tendo muito dificuldade para pagar as contas mensais.
Precaridade no emprego, os grandes empregadores do distrito usam e abusam dos contratados a prazo.
Prática de baixos salários, sendo ainda mais baixos para os trabalhadores precários. A falta de emprego cíclica, resultando na saída para os distritos do litoral e para o estrangeiro, principalmente de jovens, procurando aí as oportunidades que aqui lhe são negadas.
Microempresas vivendo de tesouraria do dia a dia, que soçobra à mais pequena perturbação.

 

Abril 6, 2020

            COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Portalegre, 06 de Abril de 2020

 

Responder ao surto epidérmico do Covid-19 e à crise económica e social que o país e em particular no Distrito de Portalegre as pessoas começam a sentir.

 A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Portalegre manifesta toda a solidariedade a todas e todos os profissionais de saúde, das IPSS, educação, Bombeiros, forças de segurança, trabalhadores/as da cadeia de comércio de bens alimentares como supermercados, hipermercados, mercearias, motoristas, restauração (Take away), bancários e  funcionários dos CTT que têm vindo a desempenhar as suas funções profissionais num elevado sentido público e que tem ajudado as pessoas a minorar os efeitos da contingência devido ao Covid-19.

As violações aos direitos dos trabalhadores com base no momento difícil que o país vive e a coberto de legislação do governo aonde não acautelou a proibição dos despedimentos nem tão pouco os abusos a coberto do Lay off,  existindo já muitos casos que foram objeto da perca do emprego, corte de salário e sem possibilidade fazer face aos encargos com a renda da casa ou a amortização ao banco, pagar a água, luz e o gás e a impossibilidade de comprar os alimentos necessários à sua família e em particular para os seus filhos. Por outro lado urge acautelar os pequenos empresários, que tendo nas suas empresas muitas delas familiares, a única fonte de rendimento, não gozam de qualquer tipo de proteção social, numa altura tão sensível, como a que vivemos.

Saudamos as decisões de Municípios que um pouco por todo o país e também no nosso Distrito, têm vindo a suspender pagamentos da água, rendas de parques habitacionais e de comércio e serviços municipais como forma de minorar as grandes carências das famílias que usufruem destes espaços. Sendo também necessário suspender o pagamento do IMI pelo período mínimo de seis meses. A todos os Municípios do Distrito que ainda não tomaram estas medidas, desafiamos a seguirem o exemplo pois está em causa a vida das pessoas.

Uma atenção especial para as pessoas mais idosas do nosso Distrito, sobretudo os mais isolados, que necessitam  de mais e melhor acompanhamento pelas autoridades politicas, Câmara Municipais e Juntas de Freguesia, forças de segurança e de Saúde os possam acompanhar neste momento difícil, incluindo no seu abastecimento de bens alimentares e medicamentos.

Também no combate à exclusão social não podemos esquecer a comunidade cigana, em particular a nómada que isoladamente e sem qualquer proteção de higiene e salubridade vive em condições desumanas sem água potável e sem condições para adquirirem os seus alimentos.

Garantir o fornecimento do pequeno-almoço, almoço e lanche nas escolas a quem necessitar, garantindo que cumprem o normal equilíbrio nutricional, atendendo a que muitos destes alunos

dependem da escola para uma alimentação de qualidade.

O Bloco de Esquerda estará permanentemente a intervir pela salvaguarda do bem estar de todas e de todos e pela sua qualidade de vida.

 O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda

Fevereiro 1, 2020

A oposição denuncia viciação das Atas das reuniões do executivo por parte da Presidente Maria Idalina Alves com clara violação da Lei.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda endereçou uma pergunta ao governo sobre a situação na Câmara Municipal de Nisa e obteve uma não resposta!

O Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda de Portalegre convidou a Federação do Partido Socialista do Distrito para uma reunião afim de se abordar a grave situação e este convite ficou sem resposta.

.

Novembro 29, 2019
Tendo o Bloco de Esquerda tomado conhecimento de que o Assédio Moral e Laboral levado a cabo pela Sra. Presidente da Câmara Municipal de Nisa Maria Idalina Alves se agrava de dia para dia. Os trabalhadores são humilhados e maltratados ao ponto de muitos deles se encontrarem com graves problemas psicológicos. Outros terem pedido transferência, e até pedido exoneração.
Os funcionários chegam ao lugar habitual de trabalho e tudo foi mudado, ficam aguardar horas, até que lhes seja comunicado pela presidente da Câmara o seu novo lugar de trabalho. Normalmente despromovendo-os e humilhando-os.
Caso disso é o recente caso dos trabalhadores da área financeira, técnicos com provas dadas ao longo de muitos anos, mudados de serviço sem o seu conhecimento e contratada uma empresa prestadora de serviços para os substituir.
Vários são os exemplos de despotismo praticados pela Sra. Presidente Maria Idalina Alves Trindade, desde os condicionamentos à liberdade sindical dentro e fora do local de trabalho, impedimento de delegados e dirigentes sindicais de contactarem trabalhadores e vice versa até a ameaças e coação sobre trabalhadores que queiram filiarem-se em sindicatos ligados à CGTP.
 
- Basta de despotismos de aprendizes/as de ditadoreszinhos/as!
- Basta de caciquismo local em eleitos nas listas do Partido Socialista nas Câmaras Municipais com tiques de autoritários no Norte Alentejano.
 
Portalegre, 29 de Novembro de 2019
O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda
Janeiro 8, 2018

Depois de Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sor e Portalegre, o BE constituiu a sua sexta Concelhia no Alto-Alentejo.

Novembro 9, 2017

Iniciativa promovida pela Coordenadora Concelhia de Ponte de Sor.