XXI Assembleia Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda aprova moção

A Assembleia Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda reuniu no passado dia 15 em Ponte de Sor e aprovou a seguinte moção:

O pesar pela partida de um grande lutador da democracia e um combatente contra a descriminação como foi Nelson Mandela. Uma saudação pela plataforma comum, “Por Uma Alternativa de Esquerda na Europa”, aprovada no congresso do Partido da Esquerda Europeia e a reeleição da Eurodeputada Marisa Matias como Vice-Presidente no Partido da Esquerda Europeia. A necessidade de convergência de forças contra as políticas de direita da Europa e o crescimento da extrema-direita, faz com que esta plataforma venha reforçar a necessidade da presença de uma esquerda mais forte e unida no Parlamento Europeu.

O ataque sistemático aos serviços públicos no interior do país, onde a sua falta, se torna mais problemática devido às condições socioeconómicas e às deficientes acessibilidades, foi agora levado ao extremo com a aprovação do Orçamento de Estado para 2014, que nos atira para as condições de um passado de má memória.

A falta de investimentos e de projetos, associado aos despedimentos em setores estratégicos, desde a Coudelaria de Alter, ao desmantelamento da Escola de Formação da GNR e às medidas aprovadas para fecho de serviços e despedimentos na Função Pública, levam o distrito de Portalegre a um agravamento no desemprego e o consequente esvaziamento, elevando a desertificação e agravando os problemas sociais.

O Bloco de Esquerda não está indiferente a estas situações e mostra-se disponível para se associar nas lutas promovidas pelos ativistas locais, como são exemplo disso, as próximas iniciativas do dia 18 e 19/12, na ação de luta dos professores e a vigília em Portalegre contra o Orçamento do Estado 2014.

A Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda considera que só com a unidade na luta, são possíveis resultados que combatam esta política de austeridade que tem destruído o pais e em especial, este distrito.

Mais Imagens: