Share |

O actual estado em que se encontra o distrito é o mais grave dos últimos 40 anos

A Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda considera que o actual estado em que se encontra o distrito é o mais grave dos últimos 40 anos.

A grave situação económica e social colocaram o distrito de Portalegre como um dos principais exportadores de mão de obra para o estrangeiro devido ao elevado número de desempregados, 12.300, e da ausência de políticas que dinamizem a economia local e regional.

As centenas de famílias que vivem apoiadas pelas diversas instituições sociais no distrito, não conseguem ver o fim do enorme pesadelo que lhes caiu em cima.

O poder central tem vindo a massacrar o povo do interior, em particular do nosso distrito, atacando nas diversas frentes:

O encerramento das linhas ferroviárias ao transporte de passageiros; encerramento de escolas; extinção de serviços de saúde, a transferência de serviços hospitalares de hospital para hospital aumentando assim as distâncias para quem tem necessidades de acesso a esses serviços, sendo que muitos distanciam-se a mais de 100 km da residência dos utentes; encerramento do Tribunal de Castelo de Vide e retirada de valências às Comarcas existentes centralizando tudo na capital do distrito; fecho de 12 Serviços de Finanças em 15 concelhos do distrito, etc., etc..

A desertificação das nossas cidades, vilas, aldeias e montes aumenta de forma assustadora, contribuindo para fenómenos associados aos efeitos, como o aumento da insegurança nas pessoas e bens, incêndios, etc.. Esta política atua como o efeito do “extermínio” do interior e em particular das gentes do Norte Alentejano.

Saliente-se o facto de terem sido eleitos dois deputados pelo distrito nas eleições legislativas de 2011, um pelo PSD e outro Pelo PS, e a população do distrito não tem qualquer conhecimento da actividade parlamentar em benefício do desenvolvimento de Portalegre, nem tão pouco na defesa das populações contra o criminoso interiorecídio.

A Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda saúda todos os trabalhadores do distrito de Portalegre que têm lutado contra as políticas impostas pelo governo e Troika, bem como saúda as populações que nos diversos concelhos se têm levantado contra a retirada de serviços públicos essenciais para as pessoas.

O Bloco de Esquerda continuará ao lado dos trabalhadores e da população do distrito em defesa dos seus direitos e dos serviços públicos bem como contra os Orçamentos da Austeridade que são a base de todos os males.

 

Portalegre, 15 de Março de 2014

A Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda

Mais Imagens: