Share |

Lista candidata à Coordenadora Distrital de Portalegre

Dentro do prazo definido, deu entrada uma lista candidata à eleição da Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda, para o biénio 2014-2015.

O processo eleitoral segue os procedimentos agendados com o envio aos aderentes, da Lista concorrente com o respetivo kit de voto por correspondência.

A MAE é constituída por: Adelina Roque, Paulo Cardoso e Artur Calado (representante da Lista A).

Constituição da Lista A – “UM NOVO IMPULSO”

Efetivos: António Ricardo, Anabela Calado, Francisco Filipe, Artur Calado, João Lage, Maria Frio, Valdemar Costa, José Moura e Ana Vinagre.

Suplentes: Adélia Feiteira, José Casado, Carla Alcaravela, Carlos Lage e Hugo Ferreira.

Moção da Lista A

UM NOVO IMPULSO!

A situação política económica e social no distrito de Portalegre

Todo o distrito de Portalegre atravessa uma grande calamidade económica e social. O encerramento das largas dezenas de empresas lançaram milhares de trabalhadores no desemprego. Numerosas famílias vivem hoje no limiar da pobreza e só conseguem sobreviver com o auxílio das diversas instituições sociais, e outras estão votadas à sua sorte e às ajudas de outros familiares.

Elvas, Portalegre e Ponte de Sor, são os concelhos que lideram no distrito a catástrofe social que este governo tem vindo a impor sob o chamado programa de assistência financeira ao Pais sob a batuta da Troika.

O encerramento das linhas ferroviárias ao transporte de passageiros; encerramento de escolas; extinção de serviços de saúde, a transferência de serviços serviços hospitalares de hospital para hospital aumentando assim as distâncias para quem tem necessidades de acesso a esses serviços, sendo que muitos distanciam-se a mais de 100 km da residência dos utentes; encerramento do Tribunal de Castelo de Vide; fecho de 12 Serviços de Finanças em 15 concelhos do distrito; encerramento de postos dos Correios, extinção e fusão de freguesias, em particular as rurais.

A politica do interiorecídio para com o distrito está aqui na sua plenitude... é o Massacre ao interior!

Com toda a política económica do governo com os cortes do subsídio de desemprego, doença, morte, viuvez, abono de família, pensões, subsídios de Natal e de férias, etc. etc.

UM NOVO IMPULSO À ATIVIDADE DO BLOCO NO DISTRITO!

LEVANTAR AS BANDEIRAS DOS VALORES E DA ÉTICA POLITICA!

É necessário dar mais vigor à luta dos trabalhadores do distrito contra a calamidade social que se está a viver. O Bloco tem o dever de intervir mais politicamente em defesa dos direitos do trabalho e do emprego, bem como lançar as bases para se organizar também nas empresas do distrito.

Grandes Grupos económicos na área da transformação e na cadeia de distribuição operam no distrito e aí o Bloco deve procurar lançar bases organizativas.

Centrar a intervenção política do Bloco na base dando especial relevo à intervenção politica das concelhias em torno dos problemas locais e acompanhar a intervenção dos autarcas eleitos para a Assembleia Municipal de Ponte de Sor e Assembleia de Freguesia de Longomel.

Apoiar as concelhias com a feitura de comunicados locais com periocidade de 4 em 4 meses no mínimo de forma a assumirem rotinas de intervenção junto das suas populações.

A Comissão Coordenadora Distrital deve centrar a sua atividade a partir das concelhias de forma a ajudar estas na sua intervenção local e apoiar no seu funcionamento, respeitando a respetiva autonomia e poder de decisão próprios.

Deve a Comissão Coordenadora Distrital, assentar a sua direção politica assente nos Valores do Bloco e na Ética política de forma a erradicar práticas que não coadunam com os princípios do Bloco de Esquerda.

A próxima batalha que o Bloco vai estar envolvido é nas Eleições para o Parlamento Europeu e deverá ser a partir daqui que a Comissão Coordenadora deve lançar desde já uma campanha em todos os concelhos do distrito, ao nível do que foi a campanha para as autarquias, com a distribuição de materiais de campanha fazendo o porta a porta, colagem de Mupis e realização de sessões públicas aonde seja possível e com o mínimo de garantia de presença de pessoas.

Em Portalegre, Elvas e Ponte de Sor deverão ser realizadas três ações de campanha, uma por concelho, as quais deverão ser planificadas com as respetivas concelhias.

Para as próximas Eleições Legislativas, o Bloco no distrito deve estar preparado para fazer a maior campanha jamais feita por nós no distrito, chegando casa a casa e pessoa a pessoa. Em devido tempo será elaborado respetivo Plano de Campanha.

A Comissão Coordenadora Distrital deve eleger um secretariado composto por três coordenadores e que entre si dividam as tarefas inerentes, que assumam a direção diária da organização e possa em termos eficientes, colocar em prática as decisões da Comissão Coordenadora.

Portalegre, 23 de Fevereiro de 2014

O Mandatário:

Valdemar Fernando Ferrão Costa Aderente n° 9778

AnexoTamanho
lista_a_novo_impulso.pdf2.48 MB