Share |

Brutal aumento da factura da água em Elvas

O Bloco de Esquerda opõe-se a este brutal aumento da fatura da água. Quando foi aprovada a concessão de água da autarquia para a Aquaelvas, ficou acordado que o aumento do preço do m3 da água nunca poderia ultrapassar o valor da inflação (que no ano de 2018 foi de 1,2%). Um aumento acima desse valor teria de ser
aprovado em Assembleia Municipal, o que não aconteceu.

Ao analisar o aumento do valor do m3 da água deparamo-nos com um aumento de 18% no 1o escalão, que passou de 0,44€ passou para 0,53€.

Surpreende-nos que os deputados municipais do Partido Socialista tenham aprovado não só este brutal aumento mas também a criação de novas taxas como, por exemplo, a taxa de saneamento da administração central e a taxa de resíduos sólidos.

Consideramos que este aumento provoca um aumento da taxa de esforço financeiro para as famílias elvenses, tendo maior impacto nas famílias mais carenciadas e condicionando o consumo de um bem essencial como é o caso da água.

Esta situação influencia a qualidade de vida de todos os elvenses que se vêem forçados a racionalizar o seu consumo nos seus hábitos de higiene.

Entendemos que o consumo exagerado deve ser penalizado, mas não é o caso dos agregados que se encontram no escalão 1, uma vez que este escalão está balizado pelo consumo de poucos m3 de água.

Estas medidas contrariam os incentivos necessários para manter e atrair pessoas para o interior para combater a desertificação, uma vez que encarece os custos de vida das pessoas do interior, as quais já sofrem imensas dificuldades por viverem longe dos grandes centros, o que impossibilita maior acessibilidade a bens
essenciais.

O Bloco de Esquerda disponibiliza-se a colaborar com todos os Elvenses indignados através da manifestação do seu descontentamento.

Consideramos o dia 20 de março (dia mundial da água) como o arranque para a luta por uma água acessível para todos e pela facilitação da implementação da tarifa social da água, para que passe a ser atribuída de uma forma automática não tendo que recorrer a um longo processo burocrático.

Queremos Elvas para toda a gente!
A Concelhia de Elvas do Bloco de Esquerda
Elvas, Março de 2018