Share |

BE constitui concelhia em Sousel

No passado domingo, dia 7 de Janeiro, foi formaliza a constituição da Concelhia do Bloco de Esquerda de Sousel. Depois de Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sor e Portalegre, o BE constituiu a sua sexta Concelhia no Alto-Alentejo.

O Bloco de Esquerda apresentou-se às últimas eleições autárquicas pela primeira vez em Sousel. Um conjunto de cinco dezenas de candidatas e candidatos tiveram a coragem de constituir listas a todos os órgãos autárquicos do Concelhos e apresentar um programa alternativo, denominado de “ Coragem de Mudar”.

Dos objectivos estabelecidos, o Bloco conseguiu concretizar a efetiva retirada do poder autárquico ao PSD, que governava o Município quase ininterruptamente desde 1979. Sem no entanto conseguir eleger autarcas, esse que era o segundo objectivo do Bloco, as candidatas e os candidatos entenderam que era hora de formalizar uma Concelhia do BE em Sousel e fazer um caminho de consolidação do partido e de participação na discussão política quotidiana, mesmo sem eleitos, apresentando alternativas à esquerda.

A reunião de fundação da Concelhia, aconteceu na freguesia de Santo Amaro, atribuindo especiais responsabilidade de coordenação a Manuel Mileu e a Jorge Rosado, ambos cabeças de lista às juntas de freguesia de Santo Amaro e Casa Branca nas últimas eleições autárquicas. A reunião contou ainda com a presença de António Ricardo, Coordenador Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda e Romão Ramos, cabeça de lista do BE ao Município de Sousel nas últimas eleições autárquicas.